Artrocentese e ATM


  • O que é a Artrocentese?

A artrocentese é um procedimento cirúrgico, sendo ele, um dos menos invasivos, em relação a ATM, e é uma espécie de lavagem da ATM, feita sob efeito de anestesia geral, por meio de agulhas inseridas dentro da cavidade, estas, usadas para irrigar o local com soro fisiológico e sugar o resíduos da inflamação. Foi primeiramente descrita por Nitzan et al. (1991)6, sendo considerada uma forma simples de intervenção cirúrgica da ATM quando comparada com a artroscopia. O principal objetivo da artrocentese é o de liberar o disco articular e romper as adesões formadas entre as superfícies deste e a fossa mandibular, por meio da pressão hidráulica criada pela irrigação do compartimento articular.

* Artroscopia: Artroscopia é uma modalidade cirúrgica que utiliza técnica endoscópica (a inserção de uma câmera através de uma incisão cirúrgica) aplicada dentro da articulação temporomandibular. Apesar de receber o adjetivo de cirurgia minimamente invasiva, pode apresentar riscos e complicações graves.


  • Como é feita a Artrocentese?
A técnica inicia-se pela marcação de 2 pontos na pele, sobre a articulação afetada, que indicam a fossa e a eminência articulares da ATM. Primeiro desenha-se uma linha do centro do tragus ao canto externo do olho (linha de Holmlund). O ponto de inserção posterior é localizado ao longo desta linha traçada, dita canto-tragal, 10mm a frente do meio do tragus, e 2mm abaixo da linha, e corresponde aproximadamente à área de maior concavidade da fossa glenóide. A distancia da pele para o centro do espaço articular fica entorno de 25mm. O ponto mais anterior é localizado 10mm à frente do ponto posterior (ou a 20mm do centro do tragus), seguindo a linha canto-tragal ou a 10mm abaixo dela. Paciente é colocado em uma posição de 45° com a cabeça virada para o lado não afetado para facilitar o acesso a articulação. Após a antissepsia e tricotomia, é realizado o bloqueio do nervo auriculotemporal (sob anestesia local). Insere-se a primeira agulha e são injetados de 2ml a 3ml de solução de Ringer lactato para distender o espaço articular. Outra agulha é introduzida na área correspondente à eminência articular, para permitir um fluxo livre da solução através do compartimento superior. A solução é conectada a uma das agulhas e o frasco com a solução RL é elevado a 1m do nível da articulação (pressão), com fluxo livre de 200ml, durante 15 a 20 minutos. Durante o procedimento, são realizadas diversas tentativas de abertura de boca, até o restabelecimento da abertura máxima. Ao término do procedimento, injeta-se 1ml de Celestone® no espaço articular e em seguida remoção das agulhas. Em suma, a artrocentese da ATM é um procedimento minimamente invasivo que possibilita a lavagem e remoção dos mediadores inflamatórios liberando o disco articular.

  • Efeitos da Artrocentese 
O mecanismo dos efeitos produzidos pela artrocentese ainda não são completamente compreendidos, mas sabe-se que ao irrigar a ATM, a artrocentese neutraliza as forças adesivas e separa o disco, que é uma estrutura flexível, da superfície óssea da eminência, permitindo maior mobilidade do mesmo. Porém, nem sempre a artrocentese não é um tratamento 100% eficaz na maioria dos casos de DTM, pois, mesmo diminuindo a dor e a inflamação, a artrocentese não corrige o motivo que levou o disco articular da ATM a desenvolver o problema e por essa razão, a grande maioria dos pacientes que faz a artrocentese volta a ter dor na ATM em 4 a 6 meses depois do procedimento da artrocentese. Mas mesmo assim, a artrocentese é extremamente benéfica para aqueles que o disco articular, que se encontra anormalmente aderido ao osso, está tão danificado que a terapêutica neurofisiológica sozinha não consegue fazê-lo voltar a funcionar. Nestas situações, a artrocentese pode ajudar como tratamento coadjuvante.


 

Comentários

Postagens mais visitadas